Quem vos escreve sou eu, uma ex-sedentária

quinta-feira, fevereiro 04, 2016

Estou quase a fazer quatro meses desde que me inscrevi e passei a frequentar um ginásio. Nas primeiras semanas, ia todos os dias de manhã mas, à medida que o tempo foi passando, cheguei à conclusão que o meu corpo habitua-se melhor à actividade física durante a tarde e 3 a 4 vezes por semana. Quem sabe um dia ainda mudo isto e começo a ser assídua todos os dias na academia. Contudo, para quem praticava zero de actividade física, sou uma vencedora. As minhas avaliações têm sido bastante positivas, os centímetros vão diminuindo e a percentagem de gordura corporal, também. Mas o peso... esse continua a (quase) frustrar-me. Perdi 24/25kg em 10 meses e pouco de luta diária com a reeducação alimentar (que é algo totalmente diferente de dietas! Odeio dietas) e queria atingir a meta de -30kg num ano. Já sei que isso dificilmente vai acontecer mas, o importante, é não parar.

A minha respiração está bem melhor e canso-me menos. Tenho mais energia, mais força e melhor disposição. Ainda não posso dizer que sou ex-gorda (nem acho que um dia direi pois não me conheço de outro jeito) mas posso dizer, sim, que sou ex-sedentária. Praticar actividades de cardio e musculação requer força de vontade e muito, muito foco mas os benefícios são visíveis. Primeiro estranha-se mas depois entranha-se e se eu não vou ao ginásio nos dias que estipulo para ir, além de me bater um peso na consciência, fico a sentir-me de um jeito tal que preciso de fazer nem que seja umas flexões ou uns abdominais em casa para me fazer sentir que "cumpri o meu dever de hoje"... até porque o mau treino é só aquele que não é feito. 

Se podia fazer o treino em casa, exercícios em casa? Podia sim. Mas custa muito mais. A preguiça vence muitas mais vezes. Eu não me imagino a tirar 1h do meu tempo em casa - que já é pouco - para me concentrar em exercício físico por muito motivada que esteja. Correr ou caminhar de lá pra cá, de cá pra lá... não é o mesmo que estar numa esteira ou numa elíptica. Assim como pegar em kg de arroz não é o mesmo que pesos de 6kg em cada mão para fazer elevação de braços. E, não há nada que se compare com a leg press e os puxadores de frente e de trás. Então, sim, frequentar o ginásio tornou-se uma das melhores decisões que tomei o ano passado e uma das melhores que pretendo levar avante este ano. 

Cuidar de mim mesma é a melhor prova de amor próprio.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Parabéns e espero que continues no bom caminho :)
    Concordo completamente contigo na parte da reeducação alimentar, é mais importante ter uma nova dos alimentos do que fazer restrições!

    ResponderEliminar
  2. Concordo mesmo contigo, fazer "em casa" não é a mesma coisa. Sou naturalmente preguiçosa e se não estivesse a pagar o ginásio provavelmente não fazia exercício. Já ando há dois anos e consegui habituar-me a ir regularmente, 3 vezes por semana! Mesmo que não me apeteça fazer o treino todo, vou lá só fazer qualquer coisa. Tento não ser muito exigente, apenas manter o ritmo, não parar. E não choro um único cêntimo, acho que não devemos mesmo poupar no que respeita à saúde! Ah e também odeio dietas - não servem para nada. A reeducação alimentar é bem mais importante.
    Parabéns pelo teu achievement, é de louvar!

    ResponderEliminar
  3. Encontrei agora o teu blog, dou de caras com este post e tenho que te dar os parabéns! Isto porque eu sei que não é fácil mudar a rotina, mudar os nossos maus hábitos e tornar tudo muito melhor.
    O ginásio é o melhor local para deitarmos tudo cá para fora!
    Espero que a tua força de vontade continue <3
    Beijinhos

    Blog La Petite Dani | Instagram | Snapchat: danielavroch

    ResponderEliminar
  4. Não é fácil mudar de rotina, mas quando queremos conseguimos, parabéns :)

    Beijoo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  5. Cuidar de nós é sem dúvida a melhor prova de amor próprio. Sem ele nada é possível!
    És uma vencedora!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. espero que atinjas os teus objetivos! cuidar de nós é algo super importante e se isto é algo que te faz sentir bem, então continua :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Entraste graças a quem??? Ah pois

    ResponderEliminar
  8. Continua com o bom trabalho! :)

    ResponderEliminar
  9. És a maior Catarina :) Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e visita ao meu blogue. ❤ Volta sempre.